utah jazz

conheça mais

Utah Jazz é um time de basquete da National Basketball Association situado em Salt Lake City, Utah.

História da Franquia:

1974-1983

A franquia Jazz foi fundada em 1974, na cidade de New Orleans. Na época, um grupo de investidores locais, liderados pelo sócio majoritário Sam Battistone, pagou 6,15 milhões de dólares para tornarem o New Orleans Jazz a décima-oitava equipe da NBA. Apesar de contar com uma das maiores atrações da NBA na época, o armador Pete Maravich, a equipe terminou nas últimas colocações da sua divisão (central) durante 5 temporadas seguidas. Como curiosidade, a equipe tinha direito à primeira escolha no draft universitário de 1979, mas acabou tendo que repassá-la para o Los Angeles Lakers devido a uma troca realizada anos antes. Os Lakers utilizaram essa escolha para selecionar Magic Johnson.

Os fracassos da equipe acabaram levando a um acúmulo de perdas financeiras, chegando aos 5 milhões de dólares após o final da temporada 1978-1979. Battistone decidiu então levar a equipe para Salt Lake City, cidade que anos antes havia sido sede da equipe do Utah Stars, da American Basketball Association. Apesar do Jazz não ter nenhuma ligação com a cultura da cidade de Salt Lake City, o nome e as cores foram mantidos, e a equipe foi rebatizada como Utah Jazz. Nas quatro primeiras temporadas em Salt Lake City, o Utah Jazz manteve-se como uma das piores equipes da NBA, fato que começou a mudar com a chegada do novo Gerente Geral (e depois, técnico) Frank Layden.

Layden, com um estilo quase caricato, chamou a atenção do público em Salt Lake City que, a partir de um certo momento, na falta das vitórias e dos grandes astros, começou a ir aos jogos do Jazz para ver o "show" de Layden no banco da equipe. Mas Layden também era um excelente executivo, e começou a montagem de uma equipe que seria uma das mais bem-sucedidas nas duas décadas seguintes.

1984-1990

Em 1984, liderado pelo pivô Mark Eaton, o ala Adrian Dantley e o armador Rickey Green, o Utah Jazz venceu sua divisão pela primeira vez e classificou-se para os playoffs. O melhor, porém, ainda estava por vir. Com a décima-sexta escolha no draft daquele ano, a equipe escolheu o pouco conhecido armador John Stockton, da universidade de Gonzaga. No ano seguinte, a equipe usou a décima-terceira escolha do draft para selecionar o ala-pivô Karl Malone, da universidade de Louisiana Tech. Durante os cinco anos seguintes, Stockton e Malone criaram um entrosamento quase que inigualável na história da NBA, levando o Jazz a sucessivas participações nos playoffs.

Durante esse período, em 1985, Sam Battistone colocou a equipe à venda, já que as perdas em 11 anos de NBA já chegavam a 17 milhões de dólares. A possibilidade de perder a equipe mobilizou a comunidade de Salt Lake City, o que chamou a atenção de um empresário local do ramo de revenda de automóveis chamado Larry H. Miller. Miller pagou 8 milhões de dólares por metade da equipe e, um ano depois, adquiriu a outra metade por 9 milhões de dólares. Por ser um empresário, Miller modificou o modelo de administração da equipe, e passou a atrair os fãs locais deixando claro que, se eles não suportassem a equipe e ela tivesse que mudar-se para outro estado, Salt Lake City possivelmente nunca mais teria uma equipe de basquetebol profissional. Já na temporada de 1986-1987 a equipe passou a dar lucro.

Em 1988, Layden resolveu deixar o cargo de técnico, e em seu lugar assumiu o assistente Jerry Sloan, que permanece como técnico da equipe até os dias de hoje.

Fonte: Wikipédia

Previous Next
photo 1

Utah Jazz

photo 2

Utah Jazz

photo 3

Utah Jazz

photo 3

Utah Jazz

Imagem Brazilians Mormons

Fale Conosco

Av. Rio Branco, 181 - Sala 702, Centro - Rio de Janeiro

Atendimento de Segunda a Sexta
das 09h. às 19h.

(21) 2220-1706 98246-8988